Como calcular IMC – Índice de massa Corporal

O IMC significa o Índice de Massa Corporal, é uma medida universal usada para calcular o peso ideal de uma pessoa.  Para calcular IMC deve-se dividir o peso da pessoa em quilos pela altura em metros ao quadrado. Vamos entender um pouco mais sobre como funciona a dieta da proteína e depois aprender como calcular o IMC – Índice de Massa Corporal.

A dieta da proteína consiste basicamente em ingerir diariamente apenas proteínas e alguma gordura de várias origens, evitando assim ao máximo um conjunto de carboidratos.

Como calcular IMC

A origem da dieta da proteína

Esta dieta teve como seu grande impulsionador Dr. Atkins que revolucionou a forma de como fazer dieta no mundo. Enquanto todo mundo fazia dietas altamente restritivas ele chegou a conclusão de que para perder peso podemos ingerir proteínas de forma liberal desde que façamos um consumo mínimo de carboidratos como pães, massas entre outros, tudo isto para nos mantermos de forma constante em um estado chamado de cetose.

Como funciona esta dieta

A dieta das proteínas funciona pois quando entramos em um processo de cetose o nosso corpo utiliza diretamente a gordura como um combustível para a manutenção do organismo. E além do mais uma alimentação que seja a base de proteínas deverá levar um pouco mais de tempo para ser digerida e absorvida por alimentos, o que prolonga a sensação de saciedade, outro diferencial é que como existe uma diminuição da insulina no sangue ela diminui o desejo de consumir doces.

Confira alguns exemplos de cardápios de dieta de proteínas

Para o café da manhã

É possível se consumir ovos mexidos com cogumelos e duas fatias de queijo, além de uma xícara de café com adoçante ou ainda chá de sua preferência sem açúcar.

O lanche da manhã e da tarde

Fatias de presunto frio com queijo, quantas você quiser, é possível se consumir uma colher de sopa de manteiga de amendoim ou mesmo uma porção de amendoim ou nozes.

Para o almoço

Frango grelhado acompanhado de uma salada de tomate com alface, é possível se comer quanto frango grelhado quiser mas a salada poderá ser apenas uma dose.

Para o jantar

Um salmão no forno acompanhado de espinafre refogado com creme de leite e ainda não utilize farinha para engrossar o molho.

Alguns conselhos sobre a dieta

Esta dieta é bastante simples de se seguir, é possível comer à vontade e você nunca irá passar fome, mas existe um contra de se tornar rotineira e enjoativa se for feita por muito tempo.

Por ser uma dieta alta em proteínas ela é muito diurética por isso é recomendado se beber muita água, muito mais do que a quantidade que é recomendada de 1,5 litros. O organismo desta forma consegue ficar sempre limpo e totalmente livre de toxinas.

Se tem interesse em realizar a dieta por mais de uma semana, é interessante se utilizar suplementos vitamínicos já que a alimentação é pouco variável e poderá se ficar com falta de alguns nutrientes que são essenciais para ter uma boa saúde.

Os diabéticos e ainda pessoas que tenham problemas cardíacos deverão ser acompanhados por médicos caso façam esta dieta.

Uma dica interessante é procurar calcular o índice de gordura corporal tanto antes como depois de fazer a dieta, confira a seguir como fazer o cálculo.

Como calcular IMC

Este cálculo é feito dividindo o nosso peso em quilos pela altura em metros ao quadrado, o cálculo é muito simples, vamos dar uma exemplo.

Se seu peso é 80 kg e a sua altura é equivalente a 1,80m a fórmula para se calcular o IMC deverá ficar da seguinte forma:

fórmula imc

IMC = 80 ÷ 1,80²

IMC = 80 ÷ 3,24

IMC = 24,69

Levando em conta a tabela de IMC você está em seu peso ideal. A tabela é estabelecida da seguinte forma, se você tem um índice de 17 ou menos está muito abaixo do peso, entre 17, 18 e  está abaixo do peso. Se estiver em 18,5 e 24,99 está com peso normal.

Se estiver entre 25 e 29,99 está acima do peso, os índices superiores é de obesidade.

Tabela do IMC

tabela imc

 

Como calcular IMC – Índice de massa Corporal
3 (60%) 2 votes

One Response to “Como calcular IMC – Índice de massa Corporal”
  1. leticia 31 de agosto de 2014

Deixe uma resposta